segunda-feira, 3 de agosto de 2009

BULL TERRIER: EM ASCENSÃO



Bom na companhia e na guarda, o Bull Terrier vai conquistando o seu espaço. Ele conquista um espaço cada vez maior no Brasil.


Nos últimos quatro anos com dados disponíveis - de 1995 a 1998 - o número de registros de nascimento de Bull Terriers na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) mais do que quadruplicou (veja quadro Crescimento da raça) Ano 1995 1996 1997 1998 Registros de Bulls Terriers 156 325 399 673 Posição no Hanking de registros 43º 32º 34º 27º Total de registros de todas as raças 84.680 88.241 116.429 96.144 Representatividade do Bull Terrier 0,18% 0,36% 0,34% 0,70 Por mais inusitado que pareça, o principal motivo desse substancial crescimento do Bull é a sua semelhança com uma das raças que mais crescem na atualidade: o Pit Bull. Semelhança essa que não é mera coincidência: ambos possuem, lá atrás, alguns ancestrais em comum. E foram esses ancestrais que inicialmente transmitiram - tanto a um como ao outro - o tamanho mediano, o corpo musculoso, meio atarracado e a enorme capacidade para brigar, saltar e executar uma infinidade de atividades físicas de resistência e força. "É inegável que a 'onda Pit Bull', que vem ocorrendo nos últimos anos, alavancou o Bull Terrier", fala a criadora de Bull há 13 anos, Mônica Voss. "Muita gente tem comprado o Bull porque o acha parecido com o Pit Bull e muita gente até os confunde", acrescenta ela. "A semelhança com o Pit Bull tem feito a procura pelo Bull crescer a cada dia", concorda Glauco Barreto Sartori, que cria Bull Terrier há oito anos. Mas, ainda que semelhantes, os dois possuem várias diferenças físicas. E enumerá-las tornou-se uma constante para os criadores de Bull Terrier (veja As Maiores Diferenças Físicas do Bull Terrier e do Pit Bull).

O Bull.
O Bull Terrier é um cachorro muito forte e ativo, com muita disciplina e disposição. Ele ficou muito famoso na Inglaterra por ser um cão de briga, mas agora as brigas não são mais permitidas e o animal passou a ser comercializado no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
Uma característica forte do Bull Terrier é sua ligação profunda com o dono. Tal característica, torna o animal um verdadeiro cão de guarda. É interessante adestrá-lo logo quando pequeno, principalmente em casas com crianças.
O seu pelo é curto, duro e brilhante e as cores podem ser branco, branco com manchas, preto ou tricolor.

Descrição
O Bull Terrier é um cão de porte médio, sem limites definidos, minímos ou máximos, quer para peso como para altura.
A sua pelagem é curta, dura e brilhante e as cores permitidas são o branco (que pode apresentar manchas pretas ou tigradas na cabeça) tigrado, ruivo e preto unicolor e tricolor.
A sua cabeça é comprida e oval, sem chanfro demarcado, e apresenta-se curva até à extremidade do nariz. Os olhos são pequenos, escuros, dispostos obliquamente e triangulares, de expressão viva e inteligente. As orelhas são pequenas e triangulares, assumindo sempre uma posição erecta como se estivesse sempre alerta. O pescoço é longo, entroncado e os ombros são musculosos. O corpo tem a forma de barril e é maciço. Os membros são curtos, sendo os anteriores verticais e os posteriores musculosos e com quartos a direito. As patas são redondas e compactas e a cauda é curta e mantida na horizontal.

Temperamento
O Bull Terrier é hoje um animal de estimação fiel e devoto ao seu dono. Não aprecia ser deixado sozinho e, tal como em muitas outras raças, a ansiedade sentida manifesta-se nas jarras partidas. A sua fina inteligência aliada à sua forte personalidade (por vezes um pouco obstinada) leva a que estes cães não sejam aconselhados a donos sem experiência. Na verdade, eles necessitam de ser educados desde pequenos pelo membro dominante da família, por forma a serem totalmente inseridos, caso contrário, podem desenvolver comportamentos que não são típicos da raça. A relação que desenvolvem com as crianças é boa, se estas o respeitarem. O Bull Terrier é ainda um óptimo cão de guarda.

Observações
A esperança média de vida destes cães pode atingir os 15 anos e são considerados geralmente saudáveis. A surdez é infelizmente um problema que ocorre com alguma frequência. Com menor ocorrência registam-se problemas de coração e luxações da patela.
A manutenção do seu pêlo é uma tarefa simples que deve ser realizada uma ou duas vezes por semana.
A prática diária de exercício físico é muito importante que seja respeitada por forma a sentirem-se bem física e psicologicamente. Uma a duas horas por dia é o tempo médio aconselhável.
Estes animais preferem climas moderados a quentes e adaptam-se bem a viver em espaços menos amplos. São ainda bons apreciadores dos petiscos, o que torna necessária alguma vigilância ao seu peso.

Curiosidade
Este "gladiador da raça canina" teve um doce momento de estrelato quando representou um papel no filme "Babe - um porquinho atrapalhado na cidade".


Um pouco de História...
Descendentes do Bulldogue, cruzados com terriers, este cão conquistou muitos adeptos.
Um deles, o General Patton, comandante do 3° Exército dos EUA na Segunda Guerra Mundial, e um grande amante de cães, teve um Bull chamado Tank, presente que ele deu a sua filha Beatrice. Infelizmente, o cão era surdo. Em 1944, ele comprou Willie, apelido para Willian The Conqueror, seu cão mais famoso, que o seguia por qualquer lugar que fosse.




4 comentários:

  1. Achei o máximo estas informações. Muito lindo esse bullzinho.

    ResponderExcluir
  2. minha bull esta no cio e preciso de alguem com um macho para cruza favor alguem entre em contato sou de apucarana fone (43)9918-7602 bruno

    ResponderExcluir
  3. Apresento o meu Bull terrier, nascido em Curitiba, atualmente morando em Rio Negro.
    Tem 1 ano, fez em 09 de outubro... Sim eles sao as criaturas mais inteligentes e amaveis possiveis.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thor aqui e a Fita um femea de Bull tenho 30 dias de vida,queria saber se baseando no meu pai e na minha mae da pra saber qe tamanho vo ficar ?

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em saber o que você achou...